Vagem: Conheça os Benefícios desse Vegetal para Saúde

Vagem é um alimento com sabor bem suave, possui diversos nutrientes que são fundamentais para saúde.

Tem como função fortalecer nosso corpo, aumentando o poder do nosso sistema imunológico, possui grande quantidade de vitamina do complexo B e diversos minerais.

Vagem é conhecida por algum como “feijão verde”, isso se deve por ela fazer parte da mesma família do feijão.

O feijão verde é um vegetal muito versátil e de sabor em agradável, e pode ser cultivado em vários climas, o que acabou ajudando a se tornar muito popular e reconhecido. Possui amplamente diversas variedades de pratos e modos de servir, seja frios ou quentes.

Tabela Nutricional Vagem Crua

Valor energético  31 kcal 1%
Carboidratos 5,4g 2%
Proteínas 1,8g 2%
Fibra alimentar 2,4g 10%
Cálcio 41,1mg 4%
Vitamina C 1,2mg 3%
Fósforo 28,0mg 4%
Manganês 0,5mg 22%
Magnésio 17,8mg 7%
Lipídios 0,2g
Ferro 0,4mg 3%
Potássio 208,2mg
Cobre 0,1ug 0%
Zinco 0,3mg 4%
Riboflavina B2 0,1mg 8%

Vagem: Conheça os Benefícios desse Vegetal para Saúde

vagem feijão verde

Vagem possui diversos benefícios nutricionais, ele anda é delicioso e com baixa caloria e gordura, além de não conter colesterol.

Possui alto teor de fibras, e ainda fornece proteína (cerca de 1,8g em cada 100g, pouco mais já é alguma coisa).

Possui vitaminas como: A, K, C, B6, além do ácido fólico. Possui também Cálcio, ferro, manganês, potássio, cobre e silício.

Melhora o Sistema imunológico

Devido ao seu antioxidantes que melhoram o sistema imunológico. Antioxidantes são compostos poderosos do nosso corpo que eliminam os radicais livres perigosos antes que eles possam causar doenças ou danos aos tecidos do corpo.

Flavonoides contêm antioxidantes básicos como quercetina, kaempferol, catequina e epicatequina; e carotenoides são antioxidantes como o beta-caroteno e a luteína.

Diabetes

Vagem ajuda a regular os sintomas a diabetes, em alguns estudos mostraram ainda que pode influenciar na hipoglicêmia.

Diabetes deve ter manutenção e um controle, ela pode sim ser controlada pela alimentação, vagem ajuda na prevenção (para quem não tem) e no controle da diabetes para muitos que já possui a doença.

Previne o câncer de Cólon

Alguns estudos recentes comprovaram que a vagem ajuda prevenir pólipos pré-cancerígenos, que levam o câncer de cólon, muitos estudos tentaram comprovar, porém somente novas evidencias sugerem que o consumo da vagem ajuda no processo de prevenção e redução de risco da adenoma e câncer colorretal.

Um outro beneficio seria o alto valor de fibras, que ajuda diretamente no sistema digestivo. As fibras ajudam no processo digestivo, facilitando todo o processo.

Estudos (Aqui) mostraram que relação positiva do consumo de fibras e a redução do câncer de cólon, sendo que estudos mais profundo e completos ainda estão sendo executados.

Olhos

Os carotenóides ajudam na prevenção da degeneração macular, que seria a redução da visão e da função ocular dos olhos.

A luteína e a zeaxantina, acabam desempenhando um papel impressindivel na prevenção de qualquer problema no funcionamento do sistema interno dos olhos.

Você precisa manter os níveis de carotenoides, isso ajuda na prevenção de problemas nos olhos.

Coração

Ajuda na redução dos riscos de doenças cardíacas, motivo é o alto níveis de flavonoides, eles são antioxidantes poderosos, conhecidos como antioxidantes polifenólicos, onde se encontra muito em frutas e legumes.

Esses antioxidantes são também anti-inflamatórios, ele tem poderes também anti-trombóticos, que evita sangue coagule nas artérias e veias isso é um fator importante para evitar derrame, ataques cardíacos, etc.

Ossos

Cálcio ajuda na prevenção da osteoporose, com ajuda da vitamina K, A e Silício faz um processo de melhorar a massa óssea, ajudando na força e resistência.

Silício é um dos principal nutrientes para os ossos.

Problemas Gastrointestinais

Devido as fibras nosso corpo é capaz de reduzir problemas digestivos como: Prisão de ventre, hemorroidas, úlceras, refluxos, etc.

Esse tipo de problema pode ser leve ou grave, ele ajuda nos diversos níveis melhorando nossa saúde. Em cerca de 100g temos media de 3g de fibras. Ajuda seu sistema digestivo funcionar como reloginho.

vagem engorda vagem beneficios e maleficios

Vagem Malefícios?

Fitatos – O ácido fítico está presente em grãos verdes, esses fitatos ( Aqui ) pode contribuir para deficiências nutricionais quando consumido em excesso.

Alergia –  Algumas pessoas tem alergias a vagem, e a outras leguminosas, verifique se você tem algum problema.