Tomate faz bem ou mal? (Um santo remédio)

Os tomates são, de longe, a fonte mais rica em Licopeno, poderoso antioxidante que combate os radicais livres, retarda o envelhecimento e pode proteger contra o câncer, inclusive o de próstata.

O licopeno é um carotenóide que confere a cor vermelha ao tomate e pode ser também encontrado, em menores quantidades, na melancia, na goiaba, no morango e no mamão. Quanto mais intensa for a cor vermelha do tomate, mais rico em antioxidante ele será.

Por ser um carotenóide, o Licopeno é melhor absorvido na presença de gorduras saudáveis. A adição de uma dose moderada de gordura monoinsaturada facilita o transporte, a absorção e a ação do Licopeno no organismo. Por isso, para tornar sua preparação à base de tomates ainda mais poderosa e saudável, acrescente 1 fio de azeite de oliva extra-virgem processado à frio.

Embalado com vitaminas e minerais / Uma xícara ou 150 gramas de tomate cru, vermelho e maduro é uma boa fonte de vitaminas A, B6, C, K, potássio e ácido fólico. Tomates são pobres em gordura saturada, sódio e calorias colesterol. Eles fornecem niacina, tiamina, fósforo, magnésio e cobre, os quais são necessários para a saúde.

 

tomate faz bem

Fonte de fibras

Uma porção de tomate dá-lhe dois gramas de fibras, que é de 8% da quantidade diária recomendada. Relativamente alto teor de água faz com que os tomates um alimento de enchimento.

Em geral, comer muitas frutas e legumes, incluindo tomates, oferece proteção contra o colesterol elevado, pressão alta, doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais. 1 tomate embala um poderoso soco de nutrição.

Os tomates contêm vários carotenoides considerados agentes anti-inflamatórios eficazes. os vegetais com níveis elevados de antioxidantes são considerados por ser benéficos para a inflamação nos órgãos.

 

Ajuda a manter a pele saudável

ß-caroteno, também encontrado na cenoura, ajuda a proteger a pele contra os danos do sol. O licopeno no tomate também torna a pele menos sensível a danos provocados pela luz UV, que é uma das principais causas de rugas e linhas finas.

 

comer pré treino pós treino

Constrói ossos fortes

O cálcio ea vitamina K no tomate são ambos muito bons para reparar e fortalecer os ossos. Falta de licopeno na dieta de uma mulher na menopausa tem sido associada à osteoporose.

O licopeno tem sido mostrado para melhorar a massa óssea, é por isso que comer tomate é uma ótima maneira de combater a osteoporose.

Os tomates são uma boa fonte do mineral cromo, que pode ajudar os diabéticos a regular os níveis de açúcar no sangue.

 

Combate o câncer

Licopeno pode reduzir o risco de vários cancros, incluindo a boca, garganta, esófago, da faringe, do colo do útero, do estômago, do cólon, retal, da próstata e cancro do ovário. Antioxidantes-vitaminas A e C encontrado no tomate combater os radicais livres que podem danificar as células e causar vários tipos de câncer.

 

Equilibra o açúcar no sangue

Os tomates são uma excelente fonte de cromo, que ajuda a regular o açúcar no sangue.

 

Melhora a visão

A vitamina A que o tomate é completa com pode melhorar a sua visão e ajudar a prevenir a cegueira noturna. Estudo recente mostra que o tomate consumir pode ajudar a reduzir o risco de degeneração macular, uma doença ocular grave e irreversível.

 

O cabelo fica mais bonito

A vitamina A, desde que em tomates trabalha para fazer seu cabelo brilhante e forte. Na verdade, o tomate não pode ajudar muito com a queda de cabelo, mas eles vão fazer seu cabelo parece muito melhor.

Previne pedras nos rins e cálculos biliares

Numerosos estudos sugerem que os rins e vesícula pedras são menos propensos a se formar em pessoas que comem tomates sem sementes.

 

Reduz a dor crônica

Se você é uma das pessoas que lidam com a dor ligeira a moderada crônica, como artrite e dor nas costas, o tomate pode ser um analgésico.

Alguns estudos têm relacionado o consumo de tomate com redução do risco da doença de Alzheimer e o aumento da função neurológica. No entanto, mais estudos são necessários para comprovar esta conexão.

Os tomates são ricos em carotenoides e bioflavonoides, que são conhecidos como agentes anti-inflamatórios.

A dor crônica, muitas vezes é causada pela inflamação crônica, de modo a combater a inflamação é uma maneira inteligente de combater a dor crônica.

 

Ajuda a perder peso

Se você estiver em uma dieta saudável e um plano de treino, consuma tomates em suas refeições diárias.

Eles fazem um grande lanche e pode ser usado para até caçarolas em massa, sanduíches, saladas e outras refeições.

Porque o tomate contêm grande quantidade de fibras e água, eles são os vigilantes do peso, alimento pratico de ser preparado sem a adição de uma grande quantidade de gordura ou calorias.

Uma curiosidade!!

No tratamento contra a Acne o tomate pode ser utilizado como uma máscara:

  • Dois tomates bem maduro triturado
  • Uma colher de sopa de iogurte natural
  • Misture bem e aplique sobre o rosto já limpo e seco.
  • Deixe agir por 20 minutos e enxágue bem

=)

Espero que tenha gostado, abraços!!