Quinoa: O que é? E Como Consumir? (Um Super Poderoso Grão!)

Quinoa é um grão rico em nutriente e minerais, poderosos para nosso organismo.

Esse grão tem poderosos anti envelhecimentos, e além disso melhora sua saúde como um todo, fazendo seu corpo virar um relógio funcionando perfeitamente.

Abaixo vou deixar algumas dicas e alguns benefícios desse grão materno (como é conhecido)

O que é quinoa (Grão Materno)?

Esse grão é nativo das cordilheiras dos Andes, conhecido como “grão materno” é rico em aminoácidos essenciais para um excelente funcionamento do organismo.

É fundamental para que o corpo funcione corretamente, se ainda não consome quinoa, é extremamente recomendado.

Quinoa é rico em fibras, proteínas e riquíssima em vitaminas do complexo B, além de ser fonte de cálcio e ferro, ainda tem mais, também possui omega 3 e omega 6 que são responsáveis para equilíbrio do colesterol bom (aumentando o HDL) e ruim (Diminuindo o LDL), essa combinação contribui para prevenção de doenças cardiovasculares, ajuda na circulação e em diversos outros problemas no corpo.

Ela é um excelente alimento substituindo a farinha branca e o arroz comum que são ricos em carboidratos simples, já quinoa é rico em nutrientes, como os: aminoácidos e vitaminas.

Só para ter uma ideia a quinoa tem mais ferro que o feijão, porém vale lembrar que esse ferro não é tão bem absorvido em fonte vegetais pelo nosso corpo, por isso é bom usar ele como um complemento.

Quinoa tem alta concentração de antioxidantes

Sim ela é rica em micronutrientes chamados flavonoides, eles são poderosos antioxidantes vegetais que em estudos mostraram excelente eficiência no combate envelhecimento das células (envelhecimento precoce)

Desses flavonoides, dois chamam atenção quercetina e Kaempferol, ele são encontrados em grandes quantidades no grão quinoa, sendo que estudo já comprovaram que eles tem ação anti-inflamatória, combate câncer, antiviral, ajuda também na depressão.

Além disso, um ponto importante a informar que a concentração de flavonoides no grão quinoa é maior que em frutas vermelhas, que são consideradas as que mais tem flavonoides.

Baixo Índice Glicêmico e Ajuda no Emagrecimento

Pelo fato de ter baixo índice glicemico, esse grão não tem pico de insulina alto, ela não eleva o açúcar no sangue de forma rápida, e isso é fundamental para controlar sua fome e equilibrar seu corpo.

Quando o índice glicemico é alto, você corre risco de obesidade, diabetes, entre outras doenças.

Ela é digerida de forma mais lenta, dando mais saciedade e controle melhor da saúde do corpo.

Isso também ajuda no emagrecimento, para perder peso devemos ter um deficit calórico (consumir menos que gastamos) porém não deve exagerar nesse deficit.

A recomendação é ficar 200-400kcal menos que seu corpo gasta no total, para saber isso é bom procurar um profissional que vai te orientar nesse processo.

A parte que vai mais te ajudar da quinoa é a saciedade pelo motivo simples de ser rica em fibras, além de ter baixo índice glicemico

Ela é rica em proteína e isso ajuda na queima de gordura corporal aumenta seu metabolismo.

Como Consumir Quinoa?

Você pode consumir de diversas formas, vou mostrar algumas delas:

quinoa

Quinoa em Sopas

Muito usado em flocos, também pode ser usada em grãos mesmo. Você pode usar adicionando a quinoa com sopa já pronta, ou misturar na sopa quando for fazer.

Muitas pessoas batem a quinoa já na sopa fazendo um creme, fica super saboroso também.

Consumo na café da manhã ou lanche com frutas

Pode ser adicionando nas frutas, adicione a quinoa em suas frutas e isso vai ajudar a bater sua meta de proteína, ferro, fibras e cálcio, ajudando a nutrir seu café da manhã ou lanche da tarde.

Como esse grão é rico em aminoácidos essências vai fazer toda diferença na sua saúde

Uma outra opção seria o Iogurte, eu gosto de adicionar 1 ou 2 colheres em iogurte ela vai ajudar a aumentar o poder de nutrição dessa simples refeição.

Sucos

Sim, você pode adicionar ela em sucos e vitaminas, basta bater em um liquidificador e consumir sem coar, não exagere na quantidade para não engrossar de mais o suco ou vitamina.

Ela vai ajudar na saciedade e como é rica em fibras ajuda melhorar o intestino.

No Lugar da farinha de trigo posso?

Sim, quinoa pode substituir a farinha de trigo branca, você pode comprar ela triturada em farinha ou pode fazer você mesmo.

Você pode usar ela no lugar da farinha de trigo, podendo fazer: bolos, tortas, pães, biscoitos, entre outras massas.

Ela é muito mais saudável que a farinha comum, além disso tem baixo índice glicemico, ajudando no controle do peso e na saciedade.

Nessa troca você só tem a ganhar.

Comece agora a consumir a quinoa e melhore sua saúde e da sua família.