Quinoa faz bem para saúde? Conheça os Beneficios

Os benefícios da quinoa são tantos que ela é comumente descrita como um “superalimento” ou um “supergrão”.

Um poderoso alimento, rico em nutrientes e que ganhou destaque em todo o mundo.

A quinoa é livre de glúten e pode ser usada como um substituto para o arroz em todos os tipos de pratos.

A Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (FAO) declarou oficialmente que o ano de 2013 fosse reconhecido como “O Ano Internacional da Quinoa”. A quinoa é uma das melhores fontes de proteína do reino vegetal.

Nosso corpo depende de uma série de aminoácidos (compostos que formam as proteínas) para funcionar corretamente, e muitos deles são conseguidos apenas pela alimentação.

A proteína tem papel importante na formação dos músculos e na manutenção da saúde do tecido muscular, com a função de reparar as micro lesões que acontecem normalmente nos músculos quando praticamos alguma atividade física.

quinoa

5 Benefícios da Quinoa

1 – Perda de peso

A quinoa tem várias propriedades que colaboram para a perda de peso, e esse é um dos benefícios da quinoa mais apreciados.

Todos nos queremos perder 1 kg ou 2 kg, por ai, não é mesmo!? (principalmente as mulheres rs), essa grão pode ajudar e muito ao aumento do metabolismo e com conseguência o emagrecimento.

Ela é rica em proteínas e pode aumentar o metabolismo e reduzir o apetite significativamente, trazendo diversos benefícios ao corpo.

 

2 – Ajuda na Redução do colesterol

O teor significativo de fibras da quinoa pode auxiliar na redução dos níveis de colesterol

Um estudo publicado na revista Plant Foods for Human Nutrition

Outra coisa legal, seria que o índice glicêmico da quinoa é de 53, o que é considerado baixo. Esta é a razão pela qual o alimento é digerido de forma mais lenta pelo nosso organismo.

E ainda já foi provado é que a quinoa possui flavonoides benéficos à manutenção da saúde do coração.

 

3 – Não contém Gluten

Ótima noticia para os que tem risco de alergia, especialmente para pessoas que têm reações adversas a certos grãos por causa do glúten.

Quinoa não tem esse risco, pode comer a vontade 🙂

 

4 – Rica em Proteína e Aminoácidos Essenciais

Esse grão é riquíssimo em proteína essenciais, é considerado um alimento completo em aminoácidos

São nove os aminoácidos essenciais listados pelos Institutos de Saúde: histidina, isoleucina, leucina, lisina, metionina, fenilalanina, treonina, triptofano e valina.

A quinoa tem quantidades bem maiores de ambos, o que a categoriza como uma fonte rica de proteínas e, portanto, um alimento excelente para vegetarianos e veganos que não consomem proteína animal.

 

5 – Alta concentração dos antioxidantes

Você quer se manter mais jovem? então Consuma esse grão.

Ela Possui micronutrientes extremamente saudáveis e entre eles estão moléculas interessantes chamados flavonoides

Estudos mostraram que a concentração destes dois flavonoides na quinoa pode ser maior do que a sua concentração em frutas vermelhas como a cramberry

Esses nutrientes mantem sua pele mais bonita e saudável, trazendo varios beneficios para o corpo e a mente, mantendo ambos mais jovem

É fácil incorporar quinoa à dieta. Basta usá-la no lugar do arroz em qualquer receita. Seus pequenos grãos cozinham em menos de 15 minutos e seu sabor sutil faz com que ela seja um ingrediente versátil na cozinha

Aproveite os benefícios e bom apetite!