Quiabo: Os Benefícios que Você não conhece!

Ame ou odeie, Quiabo é um alimento com sabor bem diferente, muitos adoram, outros nem tanto, mas uma coisa você não pode negar é seus benefícios para nossa saúde.

Quando ingerimos quantidades adequadas para nosso corpo ele fornece nutrientes, vitaminas para um perfeito funcionamento do nosso corpo, isso vai garantir a você uma saúde perfeita.

Uma das vantagens do Quiabo, é sua fonte de vitaminas, com grande destaque a Vitamina C, A e B1, e ainda tem mais, também possui cálcio um dos nutriente fundamentais para nosso corpo.

E Ainda tem relatos de pacientes que melhoraram colesterol, úlcera, e alguns asmas e até mesmo refluxo, um fato seria dessa melhora a Vitamina C que pode melhorar esses problemas.

Tabela Nutricional Quiabo – 100g

Valor energético 29.9kcal=126 2%
Carboidratos 6,4g 2%
Proteínas 1,9g 3%
Fibra alimentar 4,6g 18%
Fibras solúveis 0,0g
Cálcio 112,2mg 11%
Vitamina C 5,6mg 12%
Piridoxina B6 0,0mg 0%
Tiamina B1 0,1mg 7%
Fósforo 55,8mg 8%
Manganês 0,5mg 22%
Magnésio 50,0mg 19%
Lipídios 0,3g
Ferro 0,4mg 3%
Potássio 248,8mg
Cobre 0,2ug 0%
Zinco 0,6mg 9%
Sódio 0,9mg 0%

Quiabo: Os Benefícios que Você não conhece!

Aqui tem alguns benefícios, são muitos, então separei alguns

Saúde os olhos

Devido a quantidade de Vitamina A, e ainda carotenoides, que seria: zeaxantina, betacaroteno e luteína, ajudam combater doenças oftalmológicas.

E ainda sua ação antioxidante tem como função proteger as células dos radicais livres, e isso podemos incluir os olhos, que se não proteger nosso olhos podemos ter doenças como: glaucoma, catarata, e também degeneração muscular.

como superar ansiedade 2.0 Luci Porcino

Diminui a Fadiga e Combate o estresse

Quiabo tem importantes antioxidantes, que ajudam no combate do estresse (que tem como uma das principais causas os radicais livres), o estresse está entre um dos problemas que mais trazem malefícios a saúde do nosso corpo.

E ainda por favorecer a circulação do sangue, ajuda o sistema cardiovascular, ele tem como função ajudar a reduzir a fadiga muscular, ajuda diminuir a sensação de desgaste após dias de trabalho exaustivo, além de melhorar o treino para quem se exercitar.

Diminui o colesterol e Aumenta Imunidade

Rico em Vitamina C, ajuda proteger o organismo aumentando a leucócitos, uma das principais células de defesa do sistema Imune.

Além disso possui muito antioxidante, principal responsável por prevenir doenças provocadas por radicais livres.

Ainda tem baixo teor de calorias, isso ajuda o quiabo um forte aliado na diminuição de colesterol. Esta característica também auxiliará o corpo a manter o peso, e ainda com seus nutrientes manter o pleno funcionamento do corpo, garantindo um organismo saudável.

O Quiabo ajuda na proteção anticâncer

Testes mostraram que proteína do quiabo conseguiu inibir a proliferação de células cancerígenas da mama em 62,9%. Outros estudos indicam que a redução das chances de ocorrência de câncer no cólon é mais um dos benefícios do quiabo.

Saúde dos ossos

Sim, quiabo é fonte de cálcio e vitamina K sendo importante para saúde dos ossos.

Os osteoblastos tem como uma das funções a matriz óssea, ajuda produzir a osteocalcina que seria uma proteína, para que ela regule toda a formação do osso precisa da Vitamina K.

Vitamina K, juntamente com a Vitamina D tem importância na densidade mineral dos ossos, evitando assim osteoporose

Ajuda no Sistema Digestivo

Quiabo tem vantagens para sistema digestivo, a mucilagem melhora consistentemente a movimentação do alimento no trato gastrintestinal, ajuda eliminar toxinas e estimula a eliminação das fezes com mais facilidade.

Estudos recente no Saudi Pharmaceutical Journal, mostrou que extrato alcoólico do quiabo, ajuda proteger o fígado dos “ratos e outros animais” testados contra a toxicidade do tetracloreto de carbono.

Teste consistiu em ingestão de extrato etanoico, em doses de 250-500 mg/Kg, isso mostrou uma redução no nível de enzimas hepáticas, triglicérides, colesterol, entre outros.

Lembrando que o efeito hepatoprotetor foi dependente da dosagem.

quiabo

Quiabo como fazer? Preparar

O quiabo é um vegetal muito versátil, ele possui diversos modo de preparo, com frango, com carne, cozido, cru, enfim.

Muitas pessoas usam em preparo cozido, mas pode ser usado em  saladas e pratos quentes sem muito mistério, porém como disse no começo ame ou odeie, sabor é bem pessoal, veja como preparar

Salada de quiabo com limão e cebola
Ingredientes:

• 250 g de quiabo
• 1 cebola pequena (ou media)
• 1 limão pequeno
• Sal a gosto

Modo de preparo

1. Cozinhe por apenas 10 minutos, logo em seguida já corte em pequenos cubos ou rodelas mesmo.

2. Agora coloque cebola (descascada e em pequenos cubinhos)

3. Agora só misturar os dois em um recipiente, você pode adicionar o limão e o sal a gosto

4. Bom apetite 😀