Qual a Importância dos Polivitamínicos (Multivitamínicos)

Os Polivitamínicos tem por sua característica complementar as deficiências de vitaminas de uma alimentação desequilibrada, esse desiquilíbrio pode acarretar uma serie de deficiências e até doenças muito graves. As vitaminas além de essências, cumpri papel importante no organismo, e que muita gente não saber e que muitas vitaminas não são produzidas por nosso corpo e são extremamente importante para funções cerebrais e contração muscular, incluindo também a produção de energia.

 

Importância dos Polivitamínicos

Sim é importante para complementar uma dieta, com falta de nutrientes, mas cuidado excesso de vitaminas também pode trazer vários problemas, Muitas vezes consumidos em excesso, podem ser tóxicos e prejudiciais, sobretudo em altas dosagens de vitamina A, D, B6, ferro e potássio. Tenha Cuidado e precaução se oriente com uma nutricionista, antes de tomar qualquer coisa.

A ausência dessas vitaminas, pode causar fraqueza muscular, diminuição da função imunológica, diminuição da memória, alterações cerebrais e intestinais entre outros.

De preferencia a uma alimentação equilibrada e balanceada. Essa será sua melhor fonte de micronutrientes. Só use suplementos polivitamínicos e poli minerais se realmente necessitar e com acompanhamento do nutricionista.

Muitas vezes consumidos em excesso, podem ser tóxicos e prejudiciais, sobretudo em altas dosagens de vitamina A, D, B6, ferro e potássio. Tenha Cuidado e precaução se oriente antes de tomar qualquer coisa.

 

Pratica de Exercícios + Polivitamínicos

Para quem pratica exercícios constantemente, pessoas com uma alimentação desequilibrada de nutrientes, para atletas é fundamental a ingestão deste complexo, para suprir o desgaste causado pela atividade, essa suplementação de vitaminas e minerais tornar o corpo capaz de sair da inércia e evoluir.

Atletas que visam crescimento muscular, é de extrema importância o cálcio, cobre, magnésio, fósforo, potássio, tiamina, vitaminas A e D e zinco. Para aumentar a energia, o ferro, magnésio, niacina, ácido pantotênico, fósforo, potássio, riboflavina, sódio, tiamina e vitamina b12.

Procure um especialista em nutrição para te informar dos nutrientes presentes no complexo que deseja, isso é importante para atingir seu objetivo. Há algumas categorias importantes para serem avaliadas antes de comprar e obter os benefícios para seu ganho de massa muscular.

 

Idosos + Polivitamínicos

Existem polivitamínicos voltados para pessoas acima de 50 anos, com destaque nas suas necessidades. Possui em Antioxidantes (alguns polivitamínicos para uso geral também possuem), que ajudam o corpo a se defender dos efeitos dos radicais livres, mantendo a saúde e jovialidade; também existem os ricos em cálcio, mas tem que ser avaliado, não caia nessa de ir comprando, sem saber se você precisa mesmo ou não.
Idoso tenho que tomar polivitamínico?
Não é bem assim, isso não é regra, depende da sua alimentação, procure um especialista, somente ele vai te informa isso.

Ultimamente existem muito idosos que seguem dietas muito ricas em nutrientes, não tendo necessidade alguma de polivitamínicos, mas devemos lembrar que depende muito da sua dieta ser equilibrada em nutrientes ou não, pratica de exercício pode ajudar seu corpo a precisar mais de um certo nutriente, então não faça suplementação se você não sabe ainda, procure uma nutricionista e avalie com ela sua necessidades.

 

Conclusão

Existe no mercado vários polivitamínicos, cada um com nutrientes diferentes de outros, para vários tipos de pessoas, desde idosas até atletas, é isso não é ruim, temos que nos orientar para fazer a melhor escolha.

Atletas, Praticantes de atividades físicas, entre outros;  sim tem a necessidade de suplementar nutrientes, com polivitamínicos, devido ao seu alto rendimento e desgaste físico, geralmente é muito difícil suprir com alimentação apenas, mas não é por isso que você vai tomar de qualquer jeito e sem acompanhamento.

Caso você tenha que usar algum polivitamínico, procure ajuda profissional, ela vai orientar você na sua deficiência de vitaminas e minerais, caso não consiga recuperar essas vitaminas e minerais com alimentação, ai sim é o caso de suplementar essas vitaminas com polivitamínicos.

Nunca troque alimentação equilibrada por polivitamínicos, à não ser que seja indicado por uma nutricionista.