O Ovo e Seus Benefícios

Quem nunca ouviu falar que ovo fazia mal, aumentava o colesterol, trazendo vários problemas para saúde.

Você com certeza já ouviu isso não!?

O ovo já foi um dos maiores vilões hoje é o mocinho, mas muitas pessoas ainda possuem muitas dúvidas quanto ao Ovo.

– Ovo engorda?

– Ovo realmente aumenta colesterol?

– Gema do ovo engorda?

– Devo consumir ovo somente cozido?

Essas são as principais dúvidas que eu vejo por aí, e que um médico vai responder.

 

Ovo, o Mocinho…

Segundo o Doutor a pergunta mais comum é

Dr. Rocha, meu médico (ou minha nutricionista) me falou que ovos aumentam o colesterol e que isso vai me fazer mal e poderá me causar doenças cardíacas no futuro.

Você já leu o artigo sobre gordura saturada e já compreendeu que não há relação entre aumento de colesterol e doenças cardíacas.

No caso do ovo eu faço questão de destacar novamente: não há nenhuma relação no aumento do consumo e aumento de colesterol no sangue e mesmo que houvesse isso não representaria nenhum risco.

Isto é mito e já está totalmente ultrapassado.

Segundo o médico Doutor Rocha, a evidência científica nos mostram exatamente o contrário: os ovos são alimentos funcionais, ou seja, eles são fundamentais para a saúde e nos ajudam a prevenir e até tratar diversas doenças, como vamos ver a seguir.

 

Os Maiores Benefícios do Ovo para Saúde

Vou listar para você os maiores benefícios do ovo para saúde, tanto consumido frito ou cozido, veja.

 

#1 Rico em zeoxantina, uma substância essencial e fundamental para melhorar a sua visão. O aumento do consumo de ovos pode melhorar a visão, e ainda ajuda a combater algumas das causas comuns para a deficiência da mesma.

 

#2 Depois do leite materno, o ovo é o alimento mais completo que existe na natureza.

 

#3 Em alguns tratamentos de diabetes tipo 2 e obesidade tem sido usado os ovos, devido as suas gorduras estratégicas que nutrem seu corpo, ajudam na saciedade, além de manter os níveis insulinas e açúcar baixos no sangue, auxiliando em um emagrecimento definitivo, além da redução de medicamento para os diabéticos, e em muitos casos, alguns pacientes para de tomar remédios, trazendo mais qualidade de vida.

As gorduras do ovo, não engordam e fazem bem a saúde.

Outro Mito quebrado é da Diabetes, Você pode reverter e controla a Diabetes em 30 dias ou Menos.

#4 Ricos em vitaminas K, E, D, A, folato, vitamina B12 e outras. Prefira os ovos no Lugar dos poli vitamínicos, sabemos da sua importância em alguns casos, mas prefira os alimentos Naturais, ao invés dos industrializados.

 

#5 Prefira os ovos caipiras do que os de granja, ovos caipiras são mais nutritivos, mas caso não tenha como consumir ovos caipiras, consuma os de granja, o importante é ter os benefícios dos ovos na sua alimentação.

 

#6 Ricos em proteínas. Consumindo cerca de dois ovos caipiras por dia supre cerca de 30% das necessidades diárias de proteína, além de sua proteína ser de alto valor biológico, contendo todos aminoácidos que seu corpo precisa para um corpo saudável e bem estruturado.

 

#7 Ovos apresentam um efeito anti-inflamatório importante no corpo, auxiliando no tratamento de diversas doenças inflamatórias diz Doutor Rocha, doenças como: artrites, dores de coluna, enxaquecas, etc.

Os benefícios dos ovos são muitos, podemos escrever um livro com tantos benefícios, mas para não ficar longo, citei alguns dos principais benefícios segundo o Médico Doutor Rocha. 

E não esqueça de incluir os ovos no seu dia a dia.