Os Benefícios da Beterraba Crua para Saúde

Os benefícios da beterraba crua (ou cozida) são muitos, vai desde o emagrecimento, até mesmo melhora desempenho sexual, isso entre muitos benefícios.

Beterraba já é conhecida como um poderoso aliado nos treinos, ajuda melhorar desempenho, evitar fadiga muscular, e não para por ai, la também pode aliada na prevenção do câncer, e ainda como um poderoso antienvelhecimento.

Contribui para fortalecimento do sistema imunológico, ajudando na prevenção de doenças, como gripes, resfriados, Alzheimer, e muitos outros problemas.

Beterraba Nutrientes (Tabela Nutriente Beterraba Crua Taco)

A beterraba possui muitos nutriente, além disso ela é bem pouco calórica:

Em 100 gramas de Beterraba Crua temos apenas 48.8 calorias, e além disso temos antioxidantes(flavonoides, carotenoides), minerais (zinco, magnésio, fósforo, potássio e ferro) e vitaminas A, do complexo B, e grande quantidade de vitamina C).

Tem ação anti-inflamatória, revitalizante, diurética, digestiva, tônica, desintoxicante natural e purificadora do sangue.

Valor energético 48.8 kcal 2%
Carboidratos 11,1g 4%
Proteínas 2,0g 3%
Fibra alimentar 3,4g 14%
Fibras solúveis 0,0g
Cálcio 18,1mg 2%
Vitamina C 3,1mg 7%
Piridoxina B6 0,0mg 0%
Fósforo 19,4mg 3%
Manganês 1,2mg 52%
Magnésio 24,4mg 9%
Lipídios 0,1g
Ferro 0,3mg 2%
Potássio 375,1mg
Cobre 0,1ug 0%
Zinco 0,5mg 7%
Tiamina B1 0,0mg 0%
Sódio 9,7mg 0%

Os Benefícios da Beterraba Crua para Saúde

Diabetes

Sim, ela é rica em fibras, e isso ajuda as pessoas que possuem diabetes, as fibras ajudam no controle do açúcar no sangue.

Poderoso desintoxicante para o figado

Beterraba ajuda no processo de desintoxicação do figado, elas ajuda também a processar melhor a gordura pelo figado, isso ocorre devido á betaína e metionina e glicina que ela contém. Todas estimulam as células do fígado a uma limpeza profunda e constante.

Saúde do seu bebê

Acido fólico ajuda no desenvolvimento do feto, principalmente tem ação na formação da medula espinhal, e ainda ajuda a prevenir doenças, como a espinha bífida.

O consumo pela gestante deve ser constante baseado na dieta prescrita pelo medico.

Desempenho Sexual

turbinando o desempenho sexual

Ela melhora o desempenho sexual, o motivo seria o nitrato, que é um facilitador que ajuda no transporte do oxigênio pelo corpo.

Com isso se tem um aumento dos vasos sanguíneos, facilitando o fluxo do sangue pelo corpo, e em órgãos genitais e aumentando a circulação do sangue, ajudando no desempenho.

Além disso beterraba tem boro um composto químico essencial para produção dos hormônios sexuais, melhorando o libido.

Anemia

Talvez esse seja o benefícios mais conhecido, eu já comia beterraba quando criança, isso porque minha mãe fazia eu comer para não “ficar” anêmico, ela dizia: “Você ta muito anêmico, tem que comer beterraba”, rs

Provavelmente você ou alguém que conheça já passou por isso, e ela estava certa.

Beterraba é rica em ferro, o ferro ajuda a evitar o baixo nível de hemoglobina no sangue, que seria a anemia.

Ela também é responsável por ajudar na absorção do ferro, ajudando na circulação do sangue, melhorando a oxigenação, e melhorando a capacidade de transporte das células vermelhas no sangue.

Como TRINCAR o Abdômen em 30 dias

Coração Forte

Nitratos, os mesmos que melhoram desempenho sexual, ele ajuda a controlar a pressão arterial, e aliviam relaxando as paredes dos vasos sanguíneos.

Isso facilita o trabalho do coração, deixando com mais folga, e o potássio presente na beterraba ajuda no trabalho otimizado, sem esforço extra do coração.

Colesterol Ruim LDL

Devido ao seus antioxidantes, conhecidos como: carotenoides e flavonoides, a baterraba ajuda na redução do nível de lipoproteína de baixa densidade, que seria o (LDL), o mau colesterol.

Processo importante para um bom funcionamento do corpo.

Benefícios da Beterraba para o Cabelo e Unhas

envelhecimento precoce

Poderoso desintoxicante, além disso poderoso antioxidante, ajuda purificar o sangue, e manter uma saúde completa e com isso gera benefícios para todo o corpo, e principalmente os cabelos, unhas e pele.

A beterraba é rica em antioxidantes. Ela é também um desintoxicante natural, que purifica o sangue e faz a pele brilhar.

Quando consumimos o suco da beterraba, temos uma melhora na inflamação da pele e funciona como uma substância antienvelhecimento, devido ao seus antioxidantes que protegem dos radicais livres.

Os carotenoides da beterraba, são poderosos “adubos” para os cabelos, ele tem função de aumentar crescimento, e deixar os cabelos mais bonitos, sedosos e brilhantes.

Para pele temos o Licopeno ajuda na elasticidade e na proteção dos raios solares.

Beterraba e gengibre

Esse é um suco ótimo para acelera metabolismo, gengibre ajuda no aumento do metabolismo, isso devido ao aumento térmico do corpo.

Limão ajuda a desintoxicar de forma eficiente nosso corpo.

  • 1 beterraba (media)
  • Suco de limão inteiro espremido (ajuda na limpeza do corpo em jejum)
  • 1 pedaço de gengibre

Lave bem os ingredientes, bata tudo no liquidificador e depois coe. Adoce com stevia (evite suar açúcar, se não tiver jeito use o Mel ou açúcar mascavo, porém bem pouco)

Beterraba com Cenoura e Laranja

Beterraba com Cenoura e Laranja

Suco com poderosos antioxidante e faz muito bem para pele, cabelos e unhas.

Não tem hora para tomar, pode se consumido quando desejar, porém olhe com calma sua dieta, isso porque já tem estudos que comprovam que o excesso de frutose diária pode ser ruim, por isso recomendado é apenas um copo por dia.

Lembre-se de evitar açúcar, refrigerantes, doces, etc. para melhorar os resultados.

  • 1 cenoura (media)
  • 1 beterraba (media)
  • 1 laranja (ajuda no sabor, se tiver problemas com frutose, pode usar limão)

Lave bem todos os itens, e em seguida bata todos os ingredientes no liquidificador com água, após bater coe.

Adoce com stevia (ou use sem açúcar, devido a grande quantidade de frutose, evite consumo excessivo.)

Beterraba e os Malefícios? Tem algum?

A beterraba em si não tem problema do seu consumo, porém infelizmente sabemos que o maior vilão são os grandes produtores que entopem todos os produto que deveria ser naturais, com agrotóxicos, e mais e mais agrotóxicos.

Outro detalhe seria o oxalato uma substancia que se consumida em excesso, pode piorar o quadro de pedras no rim, isso somente para quem já tem o problema agravado, se você não passa por isso, consuma sem problemas.

Fonte: https://scholar.google.com.br/scholar?q=Benefits+of+Beetroot