O Que é Gordura Saturada e Insaturada

Muito se fala de Gordura saturada e insaturada, mas poucas pessoas sabem o que é essa gordura, Vamos ver abaixo.

Gordura insaturada é uma gordura encontrada mais em produtos de origem vegetal, podendo ser dividida em gorduras monoinsaturadas (há só uma ligação dupla entre os átomos de carbono) e em poli insaturadas (há mais de uma ligação dupla entre os átomos de carbono).

Como a gordura insaturada é líquida em temperatura ambiente, ela é chamada de óleo.

A principal e mais usada gordura insaturada é o azeite de oliva que é também um alimento funcional, que previne e que também trata doenças, além de trazer muito outros benefícios.

Dica: Para um Azeite de oliva ser de qualidade ele deve ter as seguintes características: ser envasado em vidro escuro (Muitas pessoas não sabem mas o sol estraga o azeite, transformando ele num óleo comum, sem tantos benefícios), ele deve ser extra-virgem e prensado a frio. Ele é rico em ômega 9 (ácido oléico).

Um outro alimento funcional também rico em ômega 9 é o abacate, ótimo alimento.

 

Gordura Saturada e Insaturada

A gordura saturada é uma gordura encontrada mais em produtos de origem animal e quimicamente só apresenta ligações simples entre seus átomos de carbono.

Na temperatura ambiente ela é sólida.

O importante é você saber que a gordura saturada é usada por nossos ancestrais há milhares de anos e que ela só foi Criticada/Julgada, essa ideia de que a gordura saturada faz mal ao corpo, entope artérias e causa infartos, derrames e tromboses é uma ideia bem recente, resultado da péssima ciência e estudos fraudulentos e mentirosos de um cientista chamado Ancel Keys.

(Segundo o Doutor Rocha, essa gordura traz benefícios e faz bem a saúde, usada da maneira correta)

Alguns exemplos de gordura saturada são: Carnes brancas (aves), manteiga, gorduras de carne vermelha (bovina, porco), etc…

 

Óleo Vegetal ou Poli insaturados – O Veneno que Ninguém te Conta!

Óleos poli insaturados como óleo de soja, óleo de canola, óleo de milho, óleo de girassol, óleo de algodão e outros. Ao contrário das gorduras saturadas e das monoinsaturadas que ajudam o seu corpo a emagrecer definitivamente e de uma vez por todas e com saúde, esse óleos vegetais inflamam o seu corpo, deixando aquela sensação de inchaço e dificultam seu organismo a emagrecer, sendo ruins e devendo ser totalmente evitadas.

 

Gordura Trans

Por último temos as gorduras trans, que são tão importantes, sendo outro veneno para o seu corpo.
São gorduras artificiais criadas pela indústria de alimentos por volta da década de 50 e servem para melhorar o sabor dos alimentos e aumentar a durabilidade desse alimentos industriais ou seja, aumentar o prazo de validade dos mesmos.

Elas são feitas a partir de óleos vegetais poli insaturados (soja, milho, canola, etc) que são ruins para a sua saúde, inflamando o seu corpo e podendo gerar uma série de doenças.
Evite Totalmente esses veneno

 

Conclusão

Acabando com esse mito de uma vez por todas, as gorduras saturadas, de origem animal, carnes diversas, manteiga são saudáveis e ajudam você a emagrecer com saúde.

Gorduras monoinsaturadas como o azeite de oliva de qualidade melhora o seu colesterol bom (HDL) e também é benéfico para você que quer emagrecer de vez e de forma saudável.

Já por outro lado as Gordura Poli insaturada e Trans, São ruins é podem fazer mal a sua saúde