O que é Dieta Cetogênica? (E porque os Grandes Médicos Indicam)

A dieta Cetogênica ganhou diversos seguidores nos últimos anos, e se tornou referência em saúde por diversos médicos.

Seu principal atrativo seria o consumo minimo de carboidratos, sendo rico em consumo de gorduras boas e saudáveis, usando ela como fonte de energia.

Nossos ancestrais usava apenas gordura e proteína como fonte de energia, muito pouco carboidrato, esse consumo elevado de carboidrato se deve a partir da década de 70, quando criaram a piramide alimentar (que alias é uma farsa)

Esse consumo de gordura pelo corpo faz com que seu corpo entre em estado de cetose.

A dieta Cetogênica foi criada para o tratamento de epilepsia, entre outros problemas, porém com “nova” medicina foram criados medicamentos anticonvulsivantes, que acabou deixando essa dieta na gaveta.

Hoje em dia ela voltou a toda, isso porque muitos médicos afirmaram que os carboidratos ruins que alimenta as células cancerígenas, e ela está sendo usada em varias pessoas para tratamento de câncer, entre outros problemas.

Abaixo vou deixar alguns detalhes bem interessantes que você pode pesquisar com calma.

O que é Dieta Cetogênica?

Como já foi explicado acima, é basicamente diminuição dos carboidratos seguindo de um aumento de consumo de gordura.

Para você entender, a fonte principal de energia do nosso corpo seria o glicogênio (glicose), porém quando esse pico de glicose está baixo, seu corpo começa usar sua gordura corporal como fonte de energia, sendo assim denominada cetose.

Cetose seria tipo um “catabolismo”, que seria uma forma do seu corpo se manter, como temos pouco carboidratos seu corpo precisa de energia e ele usa o ácidos graxos e corpos cetônicos, esses que já estão depositados no seu corpo, fazendo uma queima de gordura corporal, reduzindo medidas e limpando aquela gordura ruim que está no corpo.

No começo quando você reduz os carboidratos pode dar uma sensação de “fome” e fraqueza, porém com alguns dias seu corpo já começa se adaptar.

Principais Sintomas da Dieta Cetogênica

Sim, com essa mudança seu corpo sente o efeito no começo.

Os primeiros sintomas seria mau halito, fraqueza, gosto ruim na boca, uma dor de cabeça, pode também ter náuseas e letargia (mente fica lenta, meio aéreo)

Isso acontece porque seu corpo está preguiçoso, ele já acostumo a consumir carboidratos e usar isso como energia, sem precisar fazer esforço e consumir sua gordura.

Então ele vai usar diversas artimanhas para manter você consumindo carboidratos, uma escolha ruim pode ter certeza disso.

Lembre-se que são sintomas temporários, logo ele não vai ter jeito, mas enquanto isso vai te “perturbar” com tudo que imagina, para você desistir e consumir os carboidratos como: Pão, Biscoito, Massas, etc..

castanha do pará

Na Dietas Cetogênicas também temos variações comuns

Padrão SKD

Normalmente baixíssima em carboidratos, com proteínas moderas e riquíssima em gorduras.

Seria com uma base em 75% de gordura, sendo que seriam 20% de proteína e apenas 5% de carboidratos.

Essa seria uma dieta para quem deseja manter um estilo de vida, sendo seu consumo diário, para quem está começando pode sofrer um pouco com essa.

Por isso temos variações para você ir adaptando.

Cíclica CKD

Nessa modalidade seria 5 dias seguindo o exemplo acima (75% de gordura, sendo que seriam 20% de proteína e apenas 5% de carboidratos)

E com 2 dias de alto consumo de carboidratos, isso para ser uma válvula de escape e seu corpo não sentir tanto os colaterais (que podem varias de cada individuo)

Alta proteína

Seria um parecida com a dieta cetogênica padrão, porém temos um consumo maior de proteína, onde temos 60% gorduras, sendo 35% proteínas, e 5% apenas de carboidratos.

Vale ressaltar que que a (padrão SKD e a Alta proteina) foram estudadas em diversos lugares do mundo ( https://www.healthline.com/nutrition/23-studies-on-low-carb-and-low-fat-diets ) já a ciclica CKD seria um método, uma variação geralmente mais usadas por atletas, além de outras variações.

Evite de qualquer maneira esses alimentos

Vou deixar uma pequena lista que você pode ver e até anotar, de alguns alimentos que você deve evitar quando usar dieta cetogênica (ou até mesmo sem usar dieta rs)

  • Ricos em açúcar: Açúcar refinado, refrigerante, suco de frutas (caixinhas e envelope), sorvetes, doces, bolos
  • Grãos: Trigo, Arroz, Massas, Cereais, entre outras.
  • Leguminosas: Feijão, ervilhas, lentilhas, grão-de-bico, etc. (Eu ainda consumo feijão, moderado, desde que encaixe na % que escolhei)
  • Frutas: Evite maioria das frutas, são ricas em carboidratos, porém pode sim abrir uma exceção e outra no começo, ou ao longo da rotina, desde que seja compatível com suas % de carboidratos.
  • Gorduras Ruins: Maioneses, Óleo de soja, óleos refinados no geral (girassol, milho, etc.)
  • Álcool: evite ele são ricos em carboidratos e 0 (ZERO) nutrientes, além de desidratar seu corpo.

carne vermelha faz mal ?

Alimentos permitidos:

  • Carnes, aves, peixes, ovos
  • Alguns Embutidos (presunto, linguiça, bacon) porém de forma controlada, seria para aliviar pouco, porém deve ser evitado.
  • Óleos saudáveis: óleo de coco, banha de porco
  • Queijos
  • Creme de leite
  • Iogurtes sem açúcar
  • Amendoim, castanhas, nozes
  • Vegetais com pequenas porcentagens de carboidratos
  • Bebidas como café e chá devem ser adoçadas com adoçante.
  • Refrigerantes zero açúcar são “liberados” só para aliviar um pouco a vontade, mas deve ser evitados porque tem vários conservantes e coisas ruins

Como seria uma refeição da dieta cetogênica.

Café da manhã
– Omelete, ovos mexidos ou cozidos
– Frios (queijo, presunto etc)
– Chá ou café
– Abacate (ou amendoim)

Almoço
– Frango, peixe ou frutos do mar
– Carne bovina ou suína
– Salada verde com azeite (azeite de boa qualidade, evite os misturados com óleo de soja)

Lanche da tarde
– Abacate
– Castanha de caju, amêndoas, castanha-do-pará
– Queijo coalho ou minas
– Chá verde

Jantar
– Omelete ou ovos fritos na manteiga
– Frango grelhado
– Salada verde com azeite

Quero aprender mais… Clique Abaixo

dieta cetogênica