Mandioca: Um alimento poderoso e Rico em Nutrientes

Mandioca foi considerado o alimento do seculo pela ONU (Organização das Nações Unidas), não é de se espantar, um alimento nutritivo e rico em nutrientes, também é muito conhecida como aipim ou macaxeira, rica em fibras, e com ótimos carboidratos, que ajudam a prevenir o diabete e dão uma grande saciedade.

As raízes tuberosas da Mandioca (aipim), que é a parte principal, a mais consumida da planta, tem uma rica fonte de carboidratos (hidratos de carbono), isso se deve por sua grande quantidade de polissacarídeos (amido).

mandioca

Mandioca: Um alimento poderoso e Rico em Nutrientes

Para quem não sabe, as folhas da mandioca tem um teor altíssimo de proteínas, possui minerais e vitaminas que são fundamentais para o corpo, porém, no Brasil é pouco consumida, Na África por exemplo, o consumo é normal, isso para combater a desnutrição, considerado um super alimento, nutritivo e bem saboroso.

Benefícios da Mandioca

Fibras

Vantagens que as Fibras melhoram e regulam o intestino, ajudando o aparelho excreto.

Também as fibras dão saciedade e ajudam no emagrecimento, favorecendo o consumo menor de alimentos, produtos, etc.

Acaba sendo um dos nutrientes principais para um excelente funcionamento do corpo como um todo.

Antioxidantes

Possui Polifenóis como o resveratrol que são conhecido como poderosos antioxidantes, protegem o organismo contra os nocivos radicais livre que prejudicam seu corpo e danificam suas células.

São responsáveis por alguns tipos de doenças como: câncer, diabetes, coração, etc.

Considerado um protetor para o coração, o resveratrol tem como função fazer uma barreira e proteger órgão tão importante.

Como tem poder antioxidante ele ajuda na pele, cabelo, ossos, etc.

Alta energia

Mandioca tem muitas calorias, apenas uma porção de 100 gramas tem 160 kcal, como ela tem muitas calorias você precisa maneira.

Sempre é bom avaliar a sua dieta e tenta estabelecer algum padrão um pouco melhor.

Coração

Mandioca é rica em potássio, cada 100g tem em media 271 miligramas de potássio, sendo uma fonte excelente do nutriente.

Ele regula os fluidos das células do organismo como um todo, tem como função aliviar tensões nos vasos sanguíneos, artérias, etc. Isso acaba diminuindo ataques e estresses sobre coração, evitado doenças e problemas cardiácos

ele ajuda a aliviar a tensão nos vasos sanguíneos e artérias o que diminui as chances de estresse sobre o coração evitando a aterosclerose, derrames e ataques cardíacos.

Ela também é rica em fibras que ajudam a equilibrar os níveis de ácidos graxos, reduzir os níveis de colesterol e promover um sistema cardiovascular saudável.

Ossos

Folhas são ricas em  proteínas e vitamina K, a soma delas com outros nutrientes ajuda no processo da massa óssea, importante para ossos fortes e resistentes.

E a Vitamina C presente acaba sendo fundamental para processo de recomposição do colágeno melhorando pele e outras estruturas do corpo.

Variações do consumo?

A mais consumida é a farinha de mandioca, vindo segundo o polvilho, eles são as mais utilizadas e trazem muitos benefícios paras saúde.

Temos também o extrato de mandioca que pode ser encontrado em pó e em capsulas, isso para facilitar consumo como fora de suplemento como suplementos, onde se usam as folhas, casca ou da raiz da planta, isso varia de cada produto.

Em vários países (principalmente na África) consumo da folha é bem comum, por possui diversos nutrientes e vitaminas.

Temos também remédios para dores nas articulações, produtos de higiene e limpeza, etc.