Porque Devemos Evitar Farinha de Trigo para Emagrecer

Você sabia que uma dieta rica em cereais aumenta as complicações inflamatórias!?

Quando o nível de açúcar no sangue sobe, a glucose acumula-se estrondosamente…. podendo trazer diversos malefícios a sua saúde.

Quando a glucose se instala no sangue, existe o problema de se agregar às proteínas mais próximas, o resultado é uma reação química chamada “glicação”. É um processo pró-inflamatório que afeta numa série de doenças inflamatórias – desde cataratas, aumento de peso, acumulo de gordura corporal, passando pela artrite até à doença cardíaca.

alimentação atual é a obesidade

 

A Farinha de Trigo Faz Mal?

Sim farinha refina branca faz mal a saúde, sendo que alguns produtos também pode fazer mal, como é o caso do Pão Multigrãos

O problema da maioria dos pães integrais e multigrãos é que eles são feitos com farinha branca enriquecida, que além de ser mais caros não te trazem benefícios.

Pão integral de verdade é aquele feito 100% com farinha integral (não é o que temos no supermercado). Caso contrário, o lanchinho pode não ser tão saudável quanto você imagina.

O resultado é um pão sem valor nutricional que, quando você ingere, só vai fazer subir os níveis de açúcar no seu sangue, o que pode ocasionar algumas doenças e facilitar processos inflamatórios, como informado no começo do artigo.

 

Os Malefícios da Farinha de Trigo

Vou listar alguns que podem atrapalhar seu processo de emagrecimento e ainda adoecer você!

alimentos ruins

Prejudica seu metabolismo

Consumo de alimentos de alto valor glicêmico, seu corpo acaba armazenando na forma de gordura, e não na forma de nutriente para os músculos, sendo assim tem uma queda no metabolismo ao longo da ingestão da farinha de trigo

Em 2004, Ludwig e os seus colegas de Harvard realizaram um estudo, publicado na revista Lancet, em que alimentaram ratos com nutrientes idênticos, exceto no tipo de amido.

No final do estudo, os ratos de ambos os grupos pesavam aproximadamente o mesmo, mas os que tiveram a dieta com mais altos valores glicêmicos apresentavam um índice de massa gorda 71 por cento acima do outro grupo do teste.

pão integral sem glúten

Intolerância a farinha de trigo (Gluten)

O trigo em sua alimentação é o maior responsáveis por alergias e intolerâncias alimentares, infelizmente muito em intolerância porém nunca descobrem, elas apenas aumenta de peso, ficam retidas e nunca culpa o Trigo por isso.

Especialistas apontam como grande responsável o excesso de glúten existente nas atuais variedades de trigo.

Um tipo de proteína encontrada em muitos cereais, destacando o trigo, sendo um dos mais consumidos no mundo.

Hoje a concentração de glúten nos alimentos são 50 VEZES maior, do que 20 anos, segundo pesquisas.

Desequilibra seu Apetite

Uma das grandes mudanças no trigo atual é que contém uma forma modificada da gliadina, uma proteína encontrada no glúten de trigo.

A gliadina tem um efeito de “prazer” no cérebro, transformando-se numa substância que atravessa a barreira hemato-encefálica e ligando-se aos recetores de opiáceos do cérebro, liberando prazer e aumentando a vontade de mais e mais farinha de trigo.

“A gliadina é um composto ativo que aumenta muito os desejos das pessoas”

 

O que fazer então?

Não consuma farinha de trigo refinada, substitua por outros alimentos saudáveis e nutritivos

Evite comer pães, bolos, salgados, biscoitos, isso já vai deixar você mais saudável.

Lembre-se que se deve evitar outros alimentos também como: refrigerantes, sucos industrializados, Embutidos, etc…

Aderir a alguma atividade física também ajuda na perda de peso e na manutenção da massa magra!

Siga essas dicas e  não vai se arrepender no futuro!