Evite o Catabolismo Muscular com essa Dicas

Muitas pessoas nunca ouviram fala de catabolismo muscular, o catabolismo muscular simplesmente é a perda de massa muscular; o catabolismo acontece principalmente com a alimentação desregulada ou falta de nutrientes, entre outras coisas.

As famosas dietas malucas por ai, são altamente desregulada em nutrientes, elas provocam a perda de peso, mas a principal perda mesmo é de massa muscular, sem uma alimentação adequada, exercícios provavelmente você retornara ao peso anterior, ou se não, acabara com aquele aspecto de flacidez muito comum em que perde muito peso e não ganha massa muscular.

 

Principais Causas  do Catabolismo Muscular

 

  • Alimentação

  • Stress

  • Pouco descanso

  • Excesso de exercícios sem uma alimentação adequada

  • Noites mal dormidas

  • Bebida Alcoólica

 

Como evitar o Catabolismo Muscular

  • Devemos realmente levar em consideração nesse item é o descanso com qualidade, evitando acordar durante a noite e assim acordar com toda energia.
  • Alimentação correta e balanceada, e responsável por 80% da hipertrofia muscular.
  • Temos que seguir uma dieta comendo os alimentos indicados pelo nutricionista, de preferencia nutricionista esportivo, e também, é preciso comer pouco e sempre, de preferencia de três em três horas.
  • Para cada pessoa existe uma dieta diferente, que varia de acordo com seu objetivo, pode ser crescimento muscular, definição ou perca de peso; Essas informações são obtidas consultando um profissional em nutrição esportiva, que irá avaliar se seu metabolismo é rápido ou lento e assim montará o cardápio ideal para seu perfil de treino.

 

>> Recomendo a Leitura desse Ebook Gratuito “47 Dicas para Ganhar Músculos Definidos”

 

Suplementos para Evitar o Catabolismo muscular

Lembre-se que sem alimentação adequada, não adianta de nada os suplementos.

 

  • BCAA

Aminoácidos de Cadeia Ramificada essenciais (o organismo não produz e é proveniente da dieta), são constituídos de 3 aminoácidos: valina, isoleucina e leucina.

O BCAA é muito consumido por esportistas, fisiculturistas, praticantes de atividades físicas em geral, pois são metabolizados nos músculos. São geralmente usados para gerar energia e/ou construir novas proteínas.

Embora as fontes de proteínas completas, como carnes, contenham BCAAs, a suplementação adicional pode ser benéfica para o ganho de massa muscular, sendo o oposto do catabolismo.

 

  • Whey Protein

Whey Protein, é a alta concentração de Glutamina e BCAA, excelente para evitar o catabolismo muscular, e ainda com um relevante a mais, já que comparando grama a grama a Whey Protein com outras fontes de proteína, ela é a que fornece mais aminoácidos essenciais para o corpo, favorecendo a nutrição e ainda a maioria não contem adição de colesterol e gordura.

 

  • Glutamina

Glutamina é o aminoácido mais abundante no tecido muscular e é literalmente retirado dos músculos durante períodos de estresse muscular, como treinos intensos, treinamento com peso, excesso de aeróbicos entre outros…

Pelo fato deste esgotamento principal coisa que pode acontecer é a perda de massa muscular e uma baixa na função imunológica.

 

  • Dextrose

Carboidrato simples, de alto índice glicêmico e absorvido rapidamente pelo organismo.
A dextrose é utilizada por fisiculturistas e atletas para induzir o pico de insulina e repor o glicogênio (energia) nas células musculares que são perdidos durante o treinamento intenso.
Traduzindo, dextrose serve para fornecer energia logo após o treinamento. Sem a ingestão de um carboidrato simples no pós treino, nosso organismo teria que buscar energia dos tecidos muscular, fazendo com que os atletas percam massa muscular (Famoso Catabolismo)

 

  • Maltodextrina

Carboidrato complexo, proveniente da conversão enzimática do Amido do Milho. Sua absorção pelo organismo é lenta e gradativa, pois contém polímeros de dextrose.

A principal função dos polímeros acabam sendo metabolizados lentamente, o que faz com que ela forneça energia durante uma atividade física que necessita de resistência e de longa duração, pois ela vai liberando a glicose gradualmente no sangue, com isso evita o catabolismo muscular em treinos intensos.

 

Resumo

O mais importante nesse processo é a alimentação, não devemos esquecer de ter uma dieta muito bem regulada e balanceada, procure um profissional em nutrição esportiva, não esqueça de se hidratar com bastante água; seguindo essas dicas você melhora é muito seu ganho de massa muscular, evitando o catabolismo muscular (perda de massa muscular)