Diabetes na Gravidez – Muito cuidado!

Um fato que poucas mulheres conhecem, e que segundo o The New England Journal of Medicine afirmou através de um estudo que cerca de 18% das mulheres são diagnosticadas com diabetes durante a gestação (diabetes gestacional), um fato muito preocupante que pode afetar tanto a vida da mãe, quanto a do bebê.

A sua principal causa se deve com o aumento do açúcar no sangue, sendo que com atuação dos hormônios na gestação, a um grande aumento de chances de desenvolver diabetes no período gestacional, devemos tomar cuidado, sendo que é bem comum o aumento por parte da gestante na ingestão de calorias e diminuição nas práticas de atividades.

 

Fatores de Maior Risco para Diabetes na Gravidez

Segundo o Médico Dr Rocha, são fatores que aumentam a chances de desenvolver a doença, mas devo deixa claro que qualquer mulher pode desenvolver essa doença, sendo que alguns fatores contribuem mais que outros.

O principal fato de desenvolver a diabetes é sua alimentação.

 

  • Familiares com diabetes (aumenta as chances)
  • Farinha de trigo (pães, biscoitos, massas, etc.)
  • Glúten (pães, Biscoitos, massas, etc.)
  • Açúcar (doces, guloseimas, Refrigerantes, etc.)
  • Excesso de peso (obesidade e sobrepeso) antes da gravidez
  • Ganho de peso em excesso durante a gravidez (aumenta muito o risco da diabetes gestacional)

 

Diagnostico

O diagnóstico é feito pelo índice glicêmico, é medido a quantidade de açúcar no sangue em mg/dL (miligramas por decilitro).

O Consenso Brasileiro de Diabetes Gestacional lançou esse ano que um índice glicêmico maior que 85 mg/dL já é indicativo de diabetes, então muito cuidado.

 

Já tenho diabetes é agora!?

Se você já possui diabetes antes da gravidez, tanto do tipo 1 quanto do tipo 2, será indispensável um acompanhamento pré-natal mais rigoroso desde o início, pois se trata de uma gravidez de alto risco, devendo ter total controle.

 

Diabetes na Gravidez Tratamento

Segundo o médico Doutor Rocha, você precisa mudar sua alimentação principalmente, e para isso ele gravou uma serie de vídeo onde ele explica exatamente como tratar essa doença, que está prejudicando milhares de pessoas.

diabetes tem cura

 

Conclusão

Devemos tomar cuidado com o diabetes, hoje em dia é uma doença que mais cresce no mundo, e o pior até mesmo nossos filhos já estão com esse mal (leia matéria aqui).

Primeira coisa que você deve fazer e procurar orientação de um médico profissional nessa área, e eu recomendo o médico Doutor Rocha que já ajudou milhares de pessoas a reverter e controlar o diabetes.