Conheça os benefícios do cacau (chocolate Amargo 75%+)

Aquela ideia geral de que o chocolate é um vilão e pode engordar quem consome, que não deixa de ser verdade com o exagero no consumo, mas o chocolate (de preferência os 75%+ de cacau ou cacau em pó) pode ser um aliado na sua dieta e ajudar emagrecer além de outros benefícios.

Os benefícios do cacau podem ser muitos, é um poderoso antioxidante que contribui para uma pele mais jovem, organismo mais saudável e funcional.

Ajuda diminuir depressão, é um poderoso anti-inflamatório, protege as células do nosso corpo, além de diversos outros benefícios.

chocolate

Conheça os benefícios do cacau (chocolate Amargo 75%+)

O cacau, é a semente do fruto do cacaueiro e o principal ingrediente do chocolate que consumimos, e o recomendado é o consumo do com 75% + de cacau. Ele é rico em flavonóides e antioxidantes que melhoram nosso corpo como um todo.

1 –  Envelhecimento

Poderosos antioxidantes que detonam os radicais livres e contribui para uma saúde restaurada das células, e com principal função os polifenóis que agem como neutralizante dos radicais livres, inclusive na pele, cabelo e unhas, impedindo o envelhecimento precoce, inclusive por exposição ao Sol.

2 – Anticâncer

Um teste bem famoso no laboratorial da Oxygen Radical Absorbance Capacity, que o cacau em pó é um dos alimentos que mais absorvem os radicais livres, e ele acaba sendo um dos que mais cumprem o papel com louvor, e também é um dos que mais tem antioxidantes.

Possui cerca de  44 mg por grama de flavonóides, que fazem parte um grupo de antioxidantes poderosos chamados polifenóis.

Só para ter uma ideia o cacau em pó tem mais polifenois, muito mais que até mesmo o vinho tinto e o chá verde, e isso é um dos grandes motivos dele ser um alimento poderoso contra o câncer.

3 – Depressão

Rico em fenetilamina, que é um neurotransmissor que age em nosso cérebro, fazendo com que nosso humor melhore e com isso acontece uma redução na depressão, sendo um dos aliados na melhora de pacientes.

Você pode reparar que quando consumimos chocolate nosso humor melhora muito em diversos aspectos.

4 – Colsterol

Chocolate amargo 75%+ cacaué rico em antioxidantes é um dos aliados na melhora do colesterol ruim, e isso se mostra eficaz a redução das taxas com consumo do chocolate, além de minimizar os riscos de formação de coágulos.

5 – Protetor

Ajuda na proteção de diversas parte do nosso corpo, e ainda pode fortalecer o sistema imunológico, além de suas procianidinas protegem as células intestinais, impedindo que se instalem tumores.

Além disso ainda age diretamente sobre a memória, seus flavonoides ajudam muito no processo de oxigenação cerebral, melhorando desempenho e o raciocínio.

6 – Outros

  • Prevenir aterosclerose,tem como função prevenir acúmulo de colesterol nos vasos sanguíneos
  • Prevenir anemia, por ser rico em ferro e antioxidantes
  • Reduzir o risco de diabetes, devido aos antioxidantes flavonoides e por ajudar no combate à resistência à insulina e melhorar os sintomas causados pela doença;
  • Prevenir problemas como demência e derrames, ajuda muito na circulação sanguínea, cognição e a memória;
  • Ajuda a controlar a inflamação geral do corpo, o que pode ser observado através da redução da quantidade de proteína C reativa no sangue e em outros processos.

Tabela Nutricional

Quantidade em 100 g de cacau em pó
Energia: 228 kcal
Proteína 19 g Cálcio 128 mg
Carboidrato 57 g Ferro 13 mg
Gordura 23,24 g Sódio 60 mg
Fibras 33 g Fósforo 734 mg
Vitamina B1 40 mcg Vitamina B2 40 mcg
Magnésio 499 mg Potássio 1524 mg