Conheça os benefícios da Couve-Flor para a sua Saúde ❴GARANTIDO❵

Apesar de não ser o vegetal mais consumido, eu adoro couve flor, com ela podemos fazer varias receitas saborosas e nutritivas, além de muitos vantagens no seu consumo.

Os benefícios da Couve-Flor inclui um poderoso aliado contra o câncer, contribui para perda de peso e é um excelente desintoxicante, além de muitos outros benefícios.

Um alimento que deve ser adicionado na dieta de qualquer pessoa, possui inumeros nutrientes como:
Vitamina C, Vitamina B5, B6, além de manganês, folato (que seria a B9), K, antioxidantes, entre outros.

couve-flor emagrece

Conheça os benefícios da Couve-Flor para a sua Saúde

São inúmeros benefícios, sendo que fica difícil colocar todos aqui, então eu vou citar alguns abaixo só para ter uma ideia e mostrar que a couve-flor pode está fazendo falta na sua mesa.

1 – Ação Anti-inflamatória

Com seus diversos nutrientes, alguns se destacam por sua ação anti-inflamatória, que ajudam em níveis celular, protegendo seu corpo contra inflamações desde de seu começo.

Ajuda também o sistema imunológico a criar uma proteção, contribuindo em doenças cardiovasculares, feitos da diabetes, obesidade, entre outros problemas relacionados.

2 – Proteção contra o câncer

Essa proteção ocorre devido aos antioxidantes presente na couve-flor, que ajuda a mutação das células, fazendo uma barreira protegendo os efeitos nocivos dos radicais livres.

Um desses protetores é o I3C ( indol-3-carbinol ), que é muito encontrado em vegetais crucífera, e depois de alguns estudos foi apontado que é capaz de proteger de pelo menos 4 tipos de câncer, que seria: Cervical, Endometrial, Mama e Próstata.

Outro estudo apontou também que alimentos que contém sulforafano, que seria um composto de enxofre, acaba sendo um poderoso aliado contra essa doença (câncer de esôfago, próstata, pâncreas e melanoma).

Ela vem sendo estudada á anos, sendo seu foco maior na sua função de matar células tronco cancerígenas, evitando que o tumor continue crescendo.

3 – Coração

Estudos bem recente que estão sendo feitos na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tem seu alvo principal pesquisar os efeitos do sulforafano no remodelamento cardíaco pós-infarto do miocárdio.

O sulforafano tem uma função que ajuda a melhorar a saúde do coração, tem o poder de aumenta as defesas, isso é devido aos antioxidantes presente na couve-flor, além da proteína, algumas fazem um detox intracelular, com essa combinação ela protege os vasos sanguíneos e ainda reduz o danos causados nas celular por excesso de carboidratos.

4 – Vitaminas e Minerais

Nem sempre temos tempo para se alimentar direito, não é mesmo!? Na verdade eu acredito que isso é uma colocação errada, porque “quem quer faz, quem não quer arruma uma desculpa”

Mas entendo também que o dia a dia de muitas pessoas é corrida, então acaba afetando sua alimentação, por isso a ingestão de nutriente e vitaminas precisa suprir suas necessidades.

Comer regularmente a couve-flor pode sim ser uma maneira simples de obter esses nutrientes tão necessários para seu corpo, e assim evitando a compensação por polivitamínicos, que acabam sendo necessários nos dias de hoje.

Só para ter uma ideia, couve-flor tem 77% de vitamina C que você precisa, rica em potássio, tiamina, riboflavina, niacina, fósforo, vitamina B6, ácido fólico, ácido pantotênico, manganês, fibras e ainda proteína =)

5 – Limpeza do corpo (Detox)

Sim couve-flor tem um poder antioxidante, ajuda na limpeza do corpo fazendo um detox, contém glicosinatos e tiocinatos que ajudam na capacidade do fígado de neutralizar e expulsar substâncias toxicas do corpo.

Temos outras enzimas que possuem efeitos na desintoxicação, contribuindo para uma limpeza do corpo, como é o caso da gluronosil transferase, redutase quinona e glutationa transferase.

benefícios da couve-flor

6 – Ajuda no Sistema Digestivo

Por seu alto teor em fibras, contribui para evitar constipação, além de manter o sistema digestivo trabalhando igual relógio, e assim reduzindo os riscos de câncer de cólon, e ainda o sulforafano ajuda proteger o estômago, fazendo uma película de proteção impedindo o crescimento excessivo de bactérias Helicobacter pylori que é a principal causa de distúrbios estomacais.

7 – Anti Envelhecimento

Consumir couve-flor garante a você poderosos antioxidantes e fito nutrientes contra o envelhecimento precoce, alguns são:

  • Vitamina C,
  • Beta-caroteno,
  • Kaempferol,
  • Quercetina,
  • Rutina,
  • Ácido cinâmico,
  • E muito mais…

São micronutriente poderosos que são capazes de forma uma barreira contra os radicais livres, protegendo de poluentes, ações nocivas, estresses e muitos outros fatores.

É fundamental consumo desses nutriente pelo corpo, assim você vai garantia uma vida saudável e mais jovem.

8 – Ossos

Devido a vitamina K seu ossos estão mais fortes e saudáveis, a falta dessa vitamina leva ao maior risco de fraturas, lesões e osteoporose.

Vitamina K tem principal função contribuir para melhor absorvição do cálcio pelos ossos melhorando assim sistema como um todo.

Outra dica aqui seria combinar com sol, isso mesmo tomar pelo menos 30 minutos à 1 hora de sol por dia sem protetor solar para absorver bem a vitamina D ajuda também no fortalecimento do cálcio nos ossos.

 

Comece agora mesmo o consumo da couve-flor, ela é rica em nutriente como pode ver, e vai fazer diferença na sua dieta.

Fontes: