Castanha do Pará: Conheça os Benefícios dessa Oleaginosa

Castanha do Pará é uma oleaginosa fundamental para um bom funcionamento do nosso organismo.

Ela é rica em selênio, apenas 1 unidade da castanha-do-pará possui mais de 4 vezes a quantidade de selênio que uma pessoa adulta precisa, um poderoso mineral.

Talvez você não saiba, mas o Selênio é capaz de desempenhar um papel fundamental para proteção do nosso corpo.

Ele aumenta as capacidades antioxidantes (diminuindo os radicais livres que envelhecem suas células) e a melhora a qualidade do fluxo sanguíneo, aumentando a resistência e o desempenho do corpo contra doenças, cansaço e estresse.

O selênio tem papel importante como antioxidante, reduzindo o dano e a inflamação dos radicais livres no corpo.

Além disso, ele ajuda a reduzir e prevenir formas conhecidas de câncer, combater com eficiência os vírus, se defender criando um escudo contra doenças cardíacas, além de diminuir os sintomas correlacionados com outras condições graves como a asma.

Castanha do Pará e o Selênio

Além de ser um protetor para o cérebro, o selênio faz com que a tireoide funcione ainda melhor quando o alimento é ingerido.

Isso acontece porque o mineral ajuda na produção correta e controlada dos seus célebres hormônios, o T3 e o T4. Isso tudo graça a ação antioxidante do nutriente, e ainda já se sabe que a castanha do pará ajuda a prevenir doenças cardíacas.

Essa proteção ao coração vem do acumulo de gordura insaturada, essa gordura já foi comprovado que contribui para a redução dos níveis de colesterol ruim no sangue, assim ajudando seu coração.

castanha do pará

Castanha do Pará Emagrece?

De certa forma sim, lembrando que somente a castanha-do-pará não faz milagre, precisa ter uma reeducação alimentar na sua rotina.

Porém os benefícios do selênio para redução de peso são bem divulgadas e bem significativas olhando pelo lado hormonal.

Quando você tem níveis de selênio bons no seu corpo você diminui até vontade de comer doces.

Com sua ação na glândula tireoide, ao consumir pequenas quantidades do mineral selênio, ele pode ajudar no seu emagrecimento, ao contrario de grandes quantidades de outros minerais.

O seu emagrecimento tem maior eficiência quando os níveis de selênio estão de acordo com seu corpo, treino, etc. motivo é simples, quando  a glândula tireoide está funcionando perfeitamente seu metabolismo age naturalmente de forma mais acelerada (esse seria a forma normal dele) quando o metabolismo está funcionando normal ele ajuda na queima de gordura, ajuda seu corpo a queima mais gordura rapidamente.

Metabolismo acelerado menos acumulo de gordura, mais uso da gordura como fonte de energia e assim seu corpo vai diminuir medidas de forma saudável sem prejudicar ou danificar seus músculos (massa magra com dietas loucas)

castanha-do-pará

Recuperação Muscular Favorecido!

O selênio sendo rico em antioxidantes fornecem aos músculos uma proteção contra os radicais livres, que são normalmente liberados durante e após o treino de alta resistência seja na rua, na academia, em trabalhos pesados, etc.

Sendo assim os músculos acabam se beneficiando disso, nem que seja um pouco, mas toda ajuda é bem vinda na recuperação da musculatura após um treino intenso, e o selênio vai te ajudar nisso.

Até mesmo ele ajuda na fadiga muscular, o mineral reduz a sensação intensas de fadiga muscular, e cansaço extremo durante os treinos.

Lógico ir até a falha é importante para um crescimento, mas após isso seu corpo precisa ter nutrientes para uma recuperação saudável e sustentável para um crescimento muscular constante.

Como Saber se estou sem Selênio no Corpo?

Um dos sintomas mais frequentes é a fraqueza muscular, ela vem constantemente, além disso uma fadiga além do normal que se prolonga até reposição do mineral através de alimentos, suplementos, etc.

Outra coisa que se tem notado é a vontade aumentada do consumo de doces e “bobeiras”, não se sabe o certo, mas pode ser o corpo tentando de alguma forma trazer nutriente, e algumas pessoas descontam em doces, etc.

Um problema grave que você pode ter é a falta de estímulos à glândula tireoide, quando temos menos do selênio onde você pode encontrar com abundância na castanha do pará, sua tireoide pode trabalhar em níveis menores do recomendado.

Essa “queda” no trabalho da tireoide é conhecido como hipotireoidismo, e se continuar nesse ritmo traz inúmeros problemas hormonais que são provocados em cadeia no seu corpo, prejudicando todo ele, além do seu metabolismo, etc.

Se ficar sem mineral a longo prazo aumenta o risco de câncer, bem como de doenças cardiovasculares e de doenças infeccionais, além dos efeitos do envelhecimento acelerado por falta desse mineral fundamental.

Vai deixar de consumir a castanha do pará? acredito que não né!

Como consumir Castanha do Pará?

Bom seria analisar seu consumo de gordura, isso porque a castanha é fonte de gordura insaturada, apensa de saudável em grandes quantidades pode conter muitas calorias, eu consumo de 1-2 unidades apenas por dia e complemento com outras fontes de gorduras boas como: Óleo de coco, amendoim, etc.

Fica a seu critério, sempre é bom procurar uma nutricionista nesses casos para te dar um suporte melhor nas quantidades, mas minha recomendação é consumir pelo menos 1-2 unidades por dia, você pode consumir mais ou menos de acordo com sua necessidade, mas já vai ter uma base com 1 ou 2 unidades.

Não esqueça de colocar essa poderosa oleaginosa em sua alimentação.