Alface os Benefícios que você Desconhece! ( ATUALIZADO )

Quando falamos em salada, qual primeira coisa que vem na sua mente? Alface? acertou rs

Alface é um dos alimentos mais consumidos, isso quando estamos falando de salada, inúmeras pessoas usam o alface em seu dia a dia, de forma natural, e acabou se tornando uma das “saladas” mais consumidas.

É claro que tem vários benefícios, vou citar alguns aqui abaixo, e também vou te dar algumas dicas de como “encorpar” essa salada e ficar saborosa e nutritiva.

alface benefícios

Alface Benefícios

Esse vegetal foi cultivado pelos egípcios, e tem seu nome científico Lactusa Sativa, porém temos diversos tipos como: Romana, Lisa, Americana, Crespa são os mais populares.

Temos nutrientes como:

  • Proteínas,
  • Fibras,
  • Vitaminas A, B, E e K,
  • Antioxidantes
  • Minerais

Tabela Nutricional do Alface

Valor energético 10.7 kcal 1%
Carboidratos 1,7g 1%
Proteínas 1,4g 2%
Fibra alimentar 1,8g 7%
Cálcio 38,0mg 4%
Vitamina C 15,6mg 35%
Fósforo 25,8mg 4%
Manganês 0,2mg 9%
Magnésio 11,0mg 4%
Lipídios 0,2g
Ferro 0,4mg 3%
Potássio 267,1mg
Cobre 0,0ug 0%
Zinco 0,3mg 4%
Niacina 1,1mg 6%
Tiamina B1 0,1mg 7%
Riboflavina B2 0,1mg 8%
Sódio 3,4mg 0%

Fibras

Ajuda muito no funcionamento do intestino, facilita no processo do transito intestinal,

Pectina uma fibra solúvel forma um gel que quando é “acionada” pela água do bolo alimentar, acaba ajudando no processo de glicose ajudando a ter controle e ser liberada lentamente, ajuda a evitar picos de glicemia no sangue sendo ótimos para diabéticos ou não.

Ajuda na sensação de saciedade ajudando a não sentir fome, assim melhora nosso controle no consumo de alimentos ruins, use de preferencia antes das refeições assim ajuda reduzir consumo de “bobeiras”.

Reduz Estresse

Por ser rico em vitamina A ajuda na renovação das células, melhorando sua pele e órgãos, lembrando que a vitamina C e E ajuda na proteção, e ainda contamos com ótimo antioxidantes para corpo todo.

Detox

Temos minerais essenciais no alface e eles ajudam na remoção de toxinas, equilibrando o ácido alcalino, com isso ajuda a diversos benefícios para seu corpo, melhorando energia, cérebro melhor, sono profundo, entre outros.

Alface Emagrece?

De certa forma sim, se consumido antes das refeiçoes, ajuda na saciedade reduzindo a fome e vontade de comer além do necessário, lembrando que não tem milagre, se consumir apenas hortaliça não vai funcionar, como também se consumir alface com X-TUDO também não vai adiantar muito.

Precisa ter uma dieta equilibrada com nutrientes, e minerais que ajudam seu corpo a se manter em forma e saudável para dia a dia.

benefícios e malefícios

Alface Tipos

Aqui muda pouco em valores nutricionais, são poucas diferenças nesse requesito, o que muda mesmo seria o lado visual.

Alface Roxa (melhor)

Esse é um dos melhores (melhor na minha opinião), isso também por contar com mais antocianina, isso comparado aos alfaces comuns, além disso tem um leve teor maior de antioxidantes (fundamentais para um organismo mais jovem e saudável), além de ser um verdadeiro guerreiro contra o envelhecimento.

Alface Crespa (fibras)

Seu ponto positivo seria as fibras que ajuda no funcionamento do sistema digestivo, etc. Também possui cálcio e fosforo, apesar de pouco são importante para o organismo.

Alface Lisa

A mais consumida, essa alface possui os mesmo benefícios da crespa, porém o seu aspecto liso ajuda na limpeza evitando tanto acumulo de sujeira.

Outras como:

Alface Romana: Se destaca por suas folhas verde-escuras, longas e crespas, sendo pouco usada na mesa dos brasileiros.

Americana: Apesar de seu valor nutricional ser pouco inferior comparado a outros tipos de alfaces, ela é muito usada e adorada por brasileiros.

Alface Mimosa: A mais delicada de todas, folhas com bastante efeitos, e com isso muito delicada, acaba tendo dificuldade de conseguir uma em bom estado conservada.

Malefícios do Alface

O maior problema dessa hortaliça (não do alface mais do cultivo e tratamento dado) seria o seu alto teor de agrotóxicos, está entre o item com mais uso de agrotóxicos no Brasil.

Infelizmente é uma pratica “apoiada” pelos ogões competentes, isso acaba gerando muitos problemas de saúde devido a alta aplicação de produtos químicos.

Como Conservar o Alface

É uma das hortaliças que estragam muito rápido, uma das melhores formas de manter ele por mais tempo seria colocar em uma tigela lavado com papel alumino em cima (fechando o ponte), ele se mantem por mais tempo.

Se for fora da geladeira deixe com a parte de baixo dentro de uma vasilha com água, isso ajuda um pouco, mantenha parte de cima aberta em um local fresco, porém seu consumo deve ser rápido.

Como Consumir e aproveitar melhor os benefícios

Aqui tem alguma dicas sobre o consumo do alface

  • Sempre consumo ele fresco e com aspecto bonito.
  • Se possivel compre orgânico.
  • Consuma com saladas completas (tomate, pepino, cebola, etc.)
  • Use azeite bom