Adoçantes Prejudicam a Flora Intestinal

Segundo estudos recentes de 2014 publicados na ‘Nature’, esse estudo, feito por pesquisadores de Israel, esse trabalho sugere que o adoçantes prejudicam a flora intestinal, mudando a composição das bactérias benéficas do intestino.

Dificultando o modo como o corpo lida com o açúcar da alimentação, causando muito problemas.

Sendo que um desses problemas seria o aumento das taxas de açúcar no sangue. Esse dano, chamado intolerância à glucose, pode levar à diabetes, já para paciente que possui diabetes piorar ainda mais o estado, podendo leva a complicações graves, como amputações de pés, problemas nos rins, figado inflamado, entre muitos outros.

Abaixo vou deixar o vídeo do Dr Rocha explicando exatamente como os adoçantes prejudicam a flora intestinal

Conheça o Diabetes Controlada

Os pesquisadores de israel começaram testando três tipos de adoçantes amplamente conhecidos e usados, que são a sacarina, sucralose e aspartame, os teste foram feitos em 20 camundongos.

Sendo que alguns receberam um desses três adoçantes na água, outros receberam água com açúcar refinado comum e outros receberam apenas água, sem adição de açúcar algum.

Depois de aproximadamente quase 3 meses, os pesquisadores deram a todos os camundongos uma dose de açúcar e monitoraram a resposta no nível de açúcar (insulina) no sangue.

Sendo que inicialmente, os que receberam açúcar (refinado comum) tiveram quase a mesma resposta que os que receberam água pura (sem adição de açúcar ou adoçante). Mas aqueles que receberam qualquer um dos três adoçantes mostrados acima inicialmente tiveram maiores altas nos níveis de açúcar, indicando um prejuízo, um dano no processamento da dose de açúcar recebida pelo corpo. Outros experimentos ligaram esse efeito à mudança das bactérias intestinais, concluindo que os adoçantes prejudicam a flora intestinal, com seu uso a longo prazo.

Mas como os estudos são muito recentes, não se poder afirma com 100% de certeza, como afirma
James Hill, um especialista em obesidade da Universidade do Colorado,

“Eu não acho que há informações suficientes para levar a uma conclusão definitiva sobre os adoçantes e o processamento do açúcar pelo corpo”

Os estudos precisam ser mais apurados, mas tenha cautela em sua utilização, recomenda o estudo.

adoçantes prejudicam a flora intestinal

Qual o Melhor Adoçante?

Os adoçantes de uma forma geral podem te ajudar, principalmente no começo, nos primeiros meses.
Para as pessoas que tem dificuldades de substituir o açúcar refinado, os adoçantes são uma ótima medida.

O que poucas pessoas sabem é que o pão integral, bolo, pães normais, etc.são ricos em açúcares, e precisam ser retirados da alimentação (Leia mais aqui).

Os menos nocivos para seu corpo são a Sucralose e a Stevia, eles são os mais recomendados, mas devemos consumir pouco.

 

Adoçantes Prejudicam a Flora Intestinal

Sim, segundo os estudos recentes mostrados no começo, mas devemos ter cautela, não existem estudo suficientes provando isso, por isso o recomendado é usar com moderação, e de preferencia um dos dois adoçantes citados acima (stevia ou sucralose).

 

Posso usar o Adoçante?

Sim pode ser usado no começo, ele vai facilitar esse período de transição, mas deve ser consumido muito pouco.
Pode ser usado por um tempo, mas a longo prazo, o uso diário e excessivo de adoçantes, podem causar o problema na flora intestinal.

Então tenha cuidado, use com cautela, do que adianta troca o açúcar refinado, pelo stevia ou sucralose e abusar deles usando em excesso, eles vão prejudicar seu corpo da mesma forma se for usado em excesso.

 

O que é a Flora Intestinal?

Elas que regulam os níveis de resistência a insulina do seu sangue.
São bactérias que deve está bem alimentadas, com os pré-bióticos, como: iogurte natural, quefir, etc.

 

Como Recuperar Flora Intestinal

 

 

Concluindo

Modere o uso de adoçantes ao máximo, e se possível elimine da sua dieta, se não use o minimo possível, que sua saúde agradece.

Para saber mais sobre esse assunto, o Doutor Rocha entra em detalhes no Treinamento Diabetes Controlada, que é um treinamento em vídeos, passo a passo, onde ele mostra cada alimentos, quais são os mais saudáveis para sua saúde, quais você deve eliminar da sua alimentação.

Conheça AQUI o Treinamento Diabetes Controlada

reverta o diabetes agora