5 Cuidados para Verão

Chega o final do ano e com ele vem o verão, as festas de final do ano, ferias, passeios, enfim; uma época propícia para o lazer, especialmente para o passeio ao ar livre, curtindo o sol e a natureza. Inicia-se oficialmente no dia 21 de dezembro, mas devemos tomar cuidado com o excesso de sol e a falta de cuidados e além disso devemos tomar cuidados com os exageros do final do ano.

Para aproveitar com saúde esse período de temperaturas que às vezes ultrapassam os 40ºC, é preciso observar alguns cuidados com a alimentação e hidratação.

Hidrate-se Bastante no Verão

Durante o verão, com o aumento da temperatura ambiente, torna-se importante um cuidado maior com a hidratação do corpo, beber muita água é fundamental principalmente se seu dia a dia é muito corrido, o calor excessivo acelera as perdas de líquidos e de sais minerais pelo organismo, sendo maiores do que em outras estações do ano.

É fundamental que as pessoas, tenham uma boa alimentação e ingiram líquidos de forma regular, não somente no verão, mas sempre.

Dica é durante o verão, use roupas leves, pratique exercícios físicos nos períodos mais frescos do dia, de preferência a locais arejado e com sombra, outra coisa que devemos ficar de olho é nos alimentos, fique atento.

Em média o consumo de água é por volta de 2,5 litros de água/dia, mas em dias muito quentes e corridos o consumo pode passar de 5 litros de água/dia

Então mantenha sua hidratação, beba bastante água, uma dica legal é beber água de coco hidrata bem e é excelente.

Evite o álcool

Nas festas de fim de ano é muito comum a comemoração com bebidas alcoólicas, devemos ficar atentos às bebidas alcoólicas que geralmente são consumidas com maior frequência, como a cerveja e a caipirinha, champanhe.

Cuidado Além de possui calorias vazias, ainda pode provocar a desidratação pois o álcool “retira” a água das células, agindo como um diurético, ou seja, estimulando a formação de urina com consequente perda de água pelo organismo.

Estabeleça horários

Os horários desregrados fazem com que as pessoas acabem beliscando mais e comendo de forma errada. Sair do ritmo do dia-a-dia, você acaba a comer mais e chegam ao final das férias com quilos a mais do que quando entraram.

Estabelecer horários para se alimentar e dívida suas refeições em 4 a 6 porções, evite ficar sem comer muito tempo.

Alimentos em praias e clubes

A Dica é sempre leve um lanche saudável de casa, nesses lugares, é quase impossível ter lanches saudáveis.

Prepare sanduíches de peito de frango, atum, alimentos leves, não esqueça de levar bastante água.

Proteção Solar

Todos nos sabemos, que devemos nos proteger, use protetor solar, use chapéus e bonés e evite horários muito quentes, e logico beba bastante água.

Conservação de Alimentos

No verão os alimentos se deterioram mais rapidamente. O armazenamento deve ser feito sob refrigeração, utilizando as gavetas inferiores para frutas e verduras e a parte superior (congelador ou freezer) para o armazenamento das carnes em geral.

Cuidado ao consumir alimentos estragados ou mal conservados pode levar a intoxicações alimentares.